domingo, 8 de abril de 2018

Análise trilogia "Como eu era antes de você"


Resultado de imagen de como eu era antes de você

Muitos se emocionaram vendo o filme lançado em 2016, com Emília Clark e Sam Clafin nos papéis principais, eu fui uma delas. E a curiosidade para conhecer o livro que deu origem ao filme, fez disparar as compras da obra em diversos países. Da autora Jojo Moyes. O que muitos não sabem é que atualmente há 2 continuações e vou falar um pouco sobre a trilogia (ou possível saga se saírem mais títulos de continuação futiramente).

Como eu era antes de você é uma história cativante, bonita e difícil de explicar, tive momentos de risos, de lágrimas, de choro descontrolado, de vazio, de alegria...foram tantas emoções que nem sei como descrever direito. Simplesmente amei o livro, amei a Lou, me identifiquei com ela em diversas situações e quando acabei de ler bateu aquele vazio existencial. Acredito que quase todo mundo sinta o mesmo. Super recomendo a leitura!

Em contra partida, Depois de você é um saco. E pelos comentários que li no SKOOB, muita gente concorda comigo, alguns chegaram a dizer que se arrependeram do dinheiro gasto e do tempo perdido com o livro. É uma história que não cola, depois de tudo o que ela passou no primeiro livro, as decisões que toma no segundo, o rumo de sua vida, as merdas que faz...são quase inacreditáveis. Tem horas que dá uma raiva da Lou, dá vontade de dar uns chacoalhões pra ela acordar e fazer algo de útil com a sua vida. Ela entra numa depressão e numa espiral de autopiedade depois do ocorrido com o Will, eu até enderia esse comportamento nos primeiros seis meses, mas não depois de 1 ano e seis meses...afinal, eles nem chegaram a ter um relacionamento propriamente dito, ela trabalhou para ele por menos de 6 meses somente. Eu já tive relacionamentos mais longos e mais sérios do que o dela e levei bem menos tempo para me recuperar. Entendo que cada um tem o seu tempo, porém achei um exagero. Ela estragou a vida dela por causa de um cara, que parece um pouco óbvio que não a amava o suficiente e depois estraga a sua vida por causa de uma adolescente rebelde, também por causa do cara que é o motivo de toda a sua tristeza (e de estar quebrada por dentro como ela mesma acredita). A narração continua bem estruturada, bem escrita, entretanto, já não é a Louisa que conhecemos e amamos. A autora até tentou arrumar a história no final, dando o gancho para o seguinte livro, só que ainda assim, simplesmente o encanto do 1º não esteve presente em nenhum momento. Não chorei nenhuma vez, bufei de raiva várias...

E por fim, temos Ainda sou eu, é a Lou colocando a sua vida nos eixos. Novamente é uma narrativa bem escrita e estrutural, não obstante, a magia foi quebrada no primeiro livro e ela simplesmente não volta a aparecer. Também não chorei nem uma vezinha. Essa história até faz mais sentido, só que ainda assim não convence completamente. Mesmo depois de 2 anos, ela continua amarradona no Will, inclusive estando com o Sam (que simplesmente não me parece real o suficiente). Sam é o novo namorado da Louisa, porém ele soa quase irreal, não cola direito. A autora até faz os 2 passarem por problemas bem reais, para tentar ver se decola essa relação, só que não. O cara passa de pura perfeição a ciumento e um traira do nada. Até o término deles pareceu sem sal e sem açúcar. E a volta deles também. Tirando essa parte, o restante da história até que foi legal, só não foi encantador como o início da trilogia. E acaba com uma sensação de continuação, acho que a autora quis deixar livre o terreno, caso decida continuar escrevendo sobre a vida de Lou. No SKOOB, muita gente escreveu que nunca deveria ter feito continuações e eu concordo em termos, é inegável que o 1º é o melhor dos livros, porém se as continuações tivessem sido diferentes, poderiam ter sido legais, ao menos para sabermos que a Lou ficou bem depois do ocorrido. E não é o que acontece.
A Rose, do Titanic, honra a promessa que faz ao Jack e vive a sua vinda intensamente, faz tudo aquilo que teve vontade e sem dinheiro, porque ela não vendeu o colar e não casou com um homem rico. Aí vem a Lou, ganha uma puta grana, moradia e joga a vida fora bebendo e mofando. Eu teria viajado o mundo, estudado tudo o que tenho vontade, ido atrás dos meus sonhos, do emprego ideal...sem a preocupação de pagar aluguel e com um pézinho de meia, teria feito mil coisas...e ela? Desperdiça tudo pela lembrança idealizada do Will. Nem parece a Lou do começo sempre tão alegre e cheia de vida...

Em suma, se vocês querem magia, fiquem só no livro 1. Se a curiosidade falar mais alto, não digam que eu não avisei, haha. Aceito comentários, sugestões, opiniões etc. Sigam o blog para não perderem nenhum conteúdo.

Foto: Google
Texto: Jacqueline Alañón (por favor no utilizar este contenido sin autorización).

No hay comentarios:

Publicar un comentario